sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Maravilhoso Mundo De Hayao Miyazaki - Parte I - Biografia


Hayao Miyazaki
Hayao Miyazaki é referencia no mundo todo no quesito de filmes de animação. Nascido em Tóquio, em 5 de janeiro de 1941, no meio da Segunda Guerra Mundial. Seu pai era Katsuji Miyazaki, diretor de uma empresa de aviões. Do pai, ele herdou o fascínio por voar. Em meio a segunda guerra, Miyazaki e seus familiares se refugiaram em Utsunomiya, onde Hayao Miyazaki viveu parte da infância.
Hakujaden - O primeiro longa de animação em cores

Em 1958, a Toei Animation o primeiro longa em cores de animação, e ao ver esse filme, Hayao ficou maravilhado e assim, começou sua paixão por cinema de animações. Apos formar em Economia, em 1962, já no ano seguinte começou, começou a trabalhar na Toei. Na empresa, ele se destacava pelo grande talento de desenhar, além de ter ideias intermináveis sobre filmes. Entre seus trabalhos na Toei estão Watch Dog Bow How, o Remake de The Loyal 47 Ronin e Ken, the Wolf Boy. No Toei conheceu sua esposa, Akemi Ota, e os dois principais amigos, Yasuo Otsuka, seu mentor, e Isao Takanata.

Primeiro filme dirigido por Hayao Miyazaki: Lupin III - O Castelo de Cagliostro

Em 1971 ele saiu da Toei para seguir seu mentor para a A Pro, e em 1973 para a Nippon Animation, onde produziu Classic Works Around the World e Future boy Conan, me mesmo com a grande limitação de recursos na epoca, mostrava seu grande talento. Em 1979 mudou para a Tokyo Movie Shinsha para dirigir seu primeiro  filme: O Classico Lupin III - O Castelo de Cagliostro.

Nausicaä do Vale do Vento
Em 1984, Miyazaki lançou Nausicaä do Vale do Vento, filme da baseado em um mangá de sua autoria. O Filme fez muito sucesso e fez com que ele cria-se um estúdio de animação, chamado Studio Ghibli, onde dirige, escreve e produz filmes junto a Isao Takanata, mais recentemente com com Toshio Suzuki. 
A viagem de Chihiro
Entre suas obras mais conhecidas estão Mononoke Hime, filme eleito em 1997 como melhor filme, pelo Academica Awards e foi a maior bilheteria do Japão de todos os tempos da Época, O filme A Viagem de Chihiro, que ganhou o Oscar em 2003 como melhor animação e o filme O Castelo Animado, baseado no premiado livro de Diana Wynne Jones, de 1986.

No Proximo Post, falaremos mais sobre alguns filmes de Hayao Miyazaki. Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...